7 Opções de Lanches Saudáveis para Crianças
Nutrição e Saúde

7 Opções de Lanches Saudáveis para Crianças

Continua após a publicidade..

As crianças precisam de energia e nutrientes para crescer e se desenvolver. Por isso, é importante oferecer lanches saudáveis entre as refeições principais. Mas como escolher opções que sejam ao mesmo tempo, nutritivas, saborosas e práticas? Neste artigo, vamos apresentar 7 ideias de lanches saudáveis para crianças que você pode preparar em casa ou levar na lancheira. Confira!

O que são lanches saudáveis para crianças?

7 Opções de Lanches Saudáveis para Crianças
7 Opções de Lanches Saudáveis para Crianças

Lanches saudáveis para crianças são aqueles que fornecem nutrientes essenciais para o seu crescimento, como proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas e minerais. Além disso, eles devem ter baixo teor de açúcar, sal e gorduras ruins, que podem prejudicar a saúde e o peso das crianças. Lanches saudáveis também devem ser variados, coloridos e atraentes, para estimular o paladar e o interesse das crianças pelos alimentos.

Continua após a publicidade..

Como fazer lanches saudáveis para crianças?

Fazer lanches saudáveis para crianças não é difícil, mas requer um pouco de planejamento e criatividade. Você pode usar ingredientes naturais, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leite e derivados, ovos, carnes magras, oleaginosas e sementes. Você também pode usar produtos industrializados, desde que sejam de boa qualidade e com baixo teor de aditivos químicos, como pães integrais, biscoitos integrais, queijos brancos, iogurtes naturais, geleias sem açúcar, etc. O importante é combinar os alimentos de forma equilibrada, oferecendo porções adequadas para a idade e o apetite das crianças. Veja algumas sugestões de lanches saudáveis para crianças:

1. Sanduíche de pão integral com pasta de amendoim e banana

Sanduíche de pão integral com pasta de amendoim e banana
Sanduíche de pão integral com pasta de amendoim e banana

Esse lanche é rico em proteínas, fibras, potássio e gorduras boas, que ajudam a saciar a fome e a dar energia. Para fazer, basta espalhar uma camada de pasta de amendoim (sem açúcar) sobre duas fatias de pão integral e colocar rodelas de banana por cima. Você pode cortar o sanduíche em triângulos ou em formatos divertidos, usando cortadores de biscoito.

Continua após a publicidade..

2. Salada de frutas com granola e iogurte natural

Sanduíche de pão integral com pasta de amendoim e banana
Sanduíche de pão integral com pasta de amendoim e banana

Esse lanche é rico em vitaminas, antioxidantes, cálcio e probióticos, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a regular o intestino. Para fazer, basta picar frutas variadas, como maçã, banana, morango, kiwi, manga, uva, etc., e misturar com granola (sem açúcar) e iogurte natural (sem açúcar). Você pode colocar a salada de frutas em potinhos individuais ou em copos descartáveis, e levar na lancheira com uma colher.

3. Palitos de cenoura e pepino com patê de ricota e ervas

Palitos de cenoura e pepino com patê de ricota e ervas
Palitos de cenoura e pepino com patê de ricota e ervas

Esse lanche é rico em fibras, vitaminas, minerais e proteínas, que ajudam a melhorar a digestão e a prevenir a anemia. Para fazer, basta cortar cenoura e pepino em palitos e servir com um patê de ricota e ervas. Para fazer o patê, basta amassar ricota com um garfo e temperar com sal, pimenta, azeite, salsinha, cebolinha, orégano, etc. Você pode colocar os palitos e o patê em potes separados ou em saquinhos plásticos, e levar na lancheira com um guardanapo.

Continua após a publicidade..

4. Muffin de maçã e canela

Muffin de maçã e canela
Muffin de maçã e canela

Esse lanche é rico em carboidratos, fibras, ferro e antioxidantes, que ajudam a dar energia e a prevenir o envelhecimento precoce das células. Para fazer, basta misturar em uma tigela 2 xícaras de farinha de trigo integral, 1/4 de xícara de açúcar mascavo, 2 colheres de chá de fermento em pó, 1 colher de chá de canela em pó e uma pitada de sal.

Em outra tigela, bata 2 ovos, 3/4 de xícara de leite, 1/4 de xícara de óleo vegetal e 1 colher de chá de essência de baunilha. Junte as duas misturas e mexa bem. Adicione 1 xícara de maçã picada e misture novamente. Coloque a massa em forminhas de muffin untadas e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 20 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme.

Continua após a publicidade..

5. Smoothie de morango e banana

Smoothie de morango e banana
Smoothie de morango e banana

Esse lanche é rico em vitamina C, potássio, magnésio e antioxidantes, que ajudam a hidratar, a proteger a pele e a prevenir cãibras. Para fazer, basta bater no liquidificador 1 xícara de morangos lavados e sem cabinho, 1 banana madura descascada e picada, 1/2 xícara de leite desnatado, 1/4 de xícara de iogurte natural (sem açúcar) e algumas pedras de gelo. Coloque o smoothie em uma garrafa térmica ou em um copo com tampa e canudo, e leve na lancheira.

6. Biscoito de aveia e passas

Biscoito de aveia e passas
Biscoito de aveia e passas

Esse lanche é rico em fibras, proteínas, cálcio e ferro, que ajudam a regular o colesterol, a fortalecer os ossos e a prevenir a anemia. Para fazer, basta misturar em uma tigela 1 xícara de aveia em flocos, 1/2 xícara de farinha de trigo integral, 1/4 de xícara de açúcar mascavo, 1/4 de xícara de óleo vegetal, 1 ovo, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e uma pitada de sal. Adicione 1/2 xícara de passas e misture bem.

Faça bolinhas com a massa e achate-as levemente. Coloque-as em uma assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e guarde em um pote fechado.

7. Pão de queijo de frigideira

Pão de queijo de frigideira
Pão de queijo de frigideira

Esse lanche é rico em carboidratos, proteínas, cálcio e gorduras boas, que ajudam a dar energia e a manter a massa muscular. Para fazer, basta misturar em uma tigela 2 colheres de sopa de polvilho azedo, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, 1 colher de sopa de cream cheese, 1 ovo e uma pitada de sal. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e coloque a massa, espalhando-a com uma espátula. Deixe dourar de um lado e vire para dourar do outro. Retire do fogo e corte em pedaços.

Conclusão

Como você viu, existem muitas opções de lanches saudáveis para crianças que você pode fazer em casa ou levar na lancheira. Esses lanches são nutritivos, saborosos e práticos, e vão ajudar as crianças a se alimentarem melhor e a terem mais saúde e disposição. Experimente essas receitas e compartilhe com a gente, a sua opinião e as suas sugestões. Esperamos que tenha gostado deste artigo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *