10 Maneiras Criativas de Incluir Vegetais na sua Alimentação
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10 Maneiras Criativas de Incluir Vegetais na sua Alimentação

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Você sabia que os vegetais são essenciais para a sua saúde e bem-estar? Eles fornecem vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que ajudam a prevenir e combater diversas doenças. Além disso, eles contribuem para a saciedade, o controle do peso e a diversidade da sua dieta.

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe. Neste artigo, vamos te mostrar 10 maneiras criativas de incluir vegetais na sua alimentação, sem prescindir do sabor e da praticidade. Confira!

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No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em consumir a quantidade recomendada de vegetais por dia, que é de pelo menos 400 gramas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Isso pode acontecer por vários motivos, como falta de tempo, de hábito, de criatividade ou de paladar.

Incluir Vegetais na sua Alimentação:

1. Faça um smoothie verde

smoothie verde
smoothie verde

Uma forma simples e deliciosa de consumir vegetais é batê-los com frutas, leite, iogurte ou água no liquidificador. Você pode usar folhas verdes, como couve, espinafre, alface ou rúcula, e frutas de sua preferência, como banana, maçã, abacaxi ou manga. O resultado é um smoothie verde, refrescante e nutritivo, que pode ser tomado no café da manhã ou no lanche da tarde.

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2. Adicione vegetais aos ovos

vegetais aos ovos
vegetais aos ovos

Os ovos são uma ótima fonte de proteína, mas podem ficar mais completos e saborosos se você adicionar vegetais picados ou ralados. Você pode fazer uma omelete, um mexido, uma fritada ou um muffin de ovo com cenoura, abobrinha, tomate, cebola, pimentão, cogumelo, brócolis ou o que mais gostar. Tempere com sal, pimenta, ervas e queijo, e tenha uma refeição rápida e fácil.

3. Prepare uma salada de pote

salada de pote
salada de pote

Se você quer levar uma salada para o trabalho ou para a escola, mas não sabe como conservá-la fresca e crocante, a dica é montá-la em um pote de vidro com tampa. O segredo é colocar o molho no fundo, depois os vegetais mais pesados e resistentes, como cenoura, beterraba, pepino ou grão-de-bico, e por último as folhas verdes, como alface, rúcula ou agrião. Assim, você evita que os ingredientes fiquem murchos ou encharcados. Na hora de comer, é só misturar tudo em um prato ou comer direto do pote.

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4. Faça uma pizza de couve-flor

pizza de couve-flor
pizza de couve-flor

Você ama pizza, mas quer reduzir as calorias e os carboidratos? Então, experimente fazer uma massa de pizza com couve-flor. É simples: basta triturar a couve-flor crua no processador ou no ralador, espremer bem para retirar o excesso de água, misturar com ovo, queijo e temperos, e levar ao forno até dourar. Depois, é só cobrir com molho de tomate, queijo, vegetais e o que mais desejar, e levar ao forno novamente até derreter. Você vai se surpreender com o sabor e a textura dessa pizza de couve-flor.

5. Incremente o arroz com vegetais

arroz com vegetais
arroz com vegetais

O arroz é um alimento básico na mesa dos brasileiros, mas pode ficar mais nutritivo e colorido se você adicionar vegetais ao seu preparo. Você pode usar cenoura, abobrinha, milho, ervilha, brócolis, couve-flor, tomate, cebola, alho, salsa, cebolinha ou o que mais tiver na geladeira. Basta refogar os vegetais picados ou ralados com o arroz, ou cozinhá-los separadamente e misturá-los depois. Assim, você aumenta o valor nutricional e o sabor do seu arroz.

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6. Faça um hambúrguer de vegetais

hambúrguer de vegetais
hambúrguer de vegetais

Se você quer variar o seu hambúrguer tradicional de carne, que tal experimentar um hambúrguer de vegetais? Você pode usar feijão, grão-de-bico, lentilha, quinoa, aveia, batata-doce, cenoura, beterraba, abobrinha, cogumelo ou outros vegetais de sua escolha. Basta processar ou amassar os ingredientes, moldar os hambúrgueres e grelhar, fritar ou assar. Depois, é só montar o seu sanduíche com pão, queijo, alface, tomate, molho e o que mais gostar.

7. Faça um bolo de vegetais

bolo de vegetais
bolo de vegetais

Você já pensou em fazer um bolo com vegetais? Pode parecer estranho, mas é uma forma de aproveitar os benefícios e o sabor desses alimentos de uma maneira diferente. Você pode fazer um bolo salgado, com cenoura, abobrinha, espinafre, queijo, ovos e farinha, ou um bolo doce, com cenoura, beterraba, abóbora, banana, maçã, ovos, açúcar e farinha. O resultado é um bolo fofinho, úmido e delicioso, que pode ser servido no café da manhã, no lanche ou na sobremesa.

8. Faça uma lasanha de berinjela

lasanha de berinjela
lasanha de berinjela

A lasanha é um prato típico da culinária italiana, mas pode ganhar uma versão mais leve e saudável se você substituir a massa por berinjela. É fácil: basta cortar a berinjela em fatias finas, grelhar ou assar, e montar a lasanha em uma forma, intercalando camadas de berinjela, molho de tomate, queijo, presunto, vegetais e o que mais preferir. Leve ao forno até gratinar e sirva em seguida. Você vai se deliciar com essa lasanha de berinjela.

9. Faça um sorvete de frutas e vegetais

sorvete de frutas e vegetais
sorvete de frutas e vegetais

Que tal se refrescar com um sorvete de frutas e vegetais? Você pode fazer um sorvete cremoso e saudável usando apenas frutas congeladas, como banana, morango, manga ou abacate, e vegetais, como espinafre, couve, cenoura ou beterraba. Basta bater tudo no liquidificador ou no processador, até obter uma consistência homogênea e cremosa. Você pode adoçar com mel, açúcar ou adoçante, se quiser. Depois, é só colocar em um pote e levar ao freezer, ou comer na hora, se preferir.

10. Faça um suflê de vegetais

suflê de vegetais
suflê de vegetais

O suflê é um prato francês que consiste em um creme aerado, feito com ovos, leite, farinha, queijo e vegetais, que cresce e fica dourado no forno. Você pode fazer um suflê de vegetais usando cenoura, abobrinha, chuchu, brócolis, couve-flor, espinafre ou o que mais gostar. Basta cozinhar os vegetais, picá-los ou ralá-los, e misturá-los com o creme. Depois, é só colocar em uma forma untada e levar ao forno até ficar firme e dourado. Você vai se encantar com esse suflê de vegetais.

Conclusão

Como você viu, existem muitas maneiras criativas de incluir vegetais na sua alimentação, sem prescindir do sabor e da praticidade. Você pode usar os vegetais para fazer smoothies, ovos, saladas, pizzas, arroz, hambúrgueres, bolos, lasanhas, sorvetes e suflês, entre outras receitas. Assim, você aproveita os benefícios e o sabor desses alimentos, essenciais para a sua saúde e bem-estar.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha te inspirado a consumir mais vegetais no seu dia

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